Amando um bronzeado como eu amo, e sendo a pessoa mais branca que eu conheço (kkkk) e que consegue ficar bronzeada, aproveitando que a greve dos médicos residentes me permitiu ter um pouco mais de tempo pra dedicar ao sol, resolvi fazer um post sobre o assunto pra trocar experiências! Afinal quem não almeja aqueeeela cor com aquela marquinha sexy de forma prática, rápida e eficaz, ahn ahn? ;)
Antes de mais nada, pra se bronzear é preciso ter paciência. É improvável que vc consiga uma cor bonita no 1º dia de sol. Ainda mais se for branquinha! Eu antigamente (e quando tinha tempo) no 1º dia bronzeava apenas com protetor FPS 15, e nos dias seguintes me jogava no bronzeador, claro, respeitando regiões específicas que requerem mais cuidado. Assim o bronzeado dura mais. Mas ultimamente eu não tenho feito assim e também tenho tido bons resultados, sem ficar torrada logo no 1º dia...
Outra dica boa é esfoliar a pele antes de se bronzear. O que eu também não faço por falta de tempo :P
Um dia ainda vou provar que o corpo meio que se acostuma com o bronzeador!! Igual o cabelo com o shampoo!! Aposto que vc já usou um bronzeador que, na primeira vez, te deu aquela cor incrível em pouquíssimo tempo... E depois vc acabou não tendo resultados tão bons e tão rápidos como nessa primeira vez... Viu? O corpo “acostuma”! Rsrs... Por isso mesmo eu tenho alguns bronzeadores ao invés de um só, e fico alternando o uso entre eles para obter bons resultados mais rapidamente.
Pra quem quer dicas de bons produtos, esses são realmente ótimos! Atualmente encontramos fácil pra vender no Brasil. Mas super vale a pena comprar fora ou pedir de encomenda pra alguém que esteja viajando! São eles:
1. Australian Gold Spray com Acelerador
Essa marca é conhecida pelos bons resultados, e faz jus à fama! Super indicada pra quem quer um bronzeado rápido!!! Como diz na embalagem: o bronzeado é praticamente instantâneo. Eles mandam até lavar as mãos depois de passar o produto! Usar com cuidado porque queima mesmo - e rápido. Eu uso normalmente por cima de algum outro, ou diretamente na pele apenas quando estou lá pelo 3º ou 4º dia consecutivo de sol. Esse em spray vc não necessariamente precisa tocar no produto pra espalhar.
2. Australian Gold Creme com Acelerador
Mesma coisa do anterior, só que em creme; portanto, lavar as mãos depois de aplicar é uma ordem!
3. Banana Boat Óleo em Spray com FPS 2
Ótimos bronzeadores! Banana Boat sempre vale a pena e os preços no Brasil estão cada vez mais acessíveis.
4. Banana Boat Óleo em Spray sem FPS
Não vejo muita diferença desse pro de cima. Aliás seria hipocrisia usar um FPS 2 ao invés de nenhum, néam??? Também já usei o gel da marca (aquele alaranjado) que é muito bom, mas mancha o biquíni de um jeito que fica difícil limpar depois... De qualquer forma, se precisar escolher entre Australian Gold e Banana Boat, escolho Australian Gold sem pensar duas vezes.
5. Hawaiian Tropic Creme com FPS 4
Muuuito bom no início... Bronzeava muito rápido. Atualmente meio sem efeito pra mim (viu como o corpo acostuma??) :( Mas é ótimo nas minhas amigas! Hahaha!
Como eu disse, basicamente gosto de alternar o uso entre eles (#ficaadica) e também de ter opções entre creme e óleo. O spray é ótimo pq não desperdiça o produto e ajuda a espalhar melhor (embora eu sempre espalhe com a mão depois). A melhor marca é sem dúvida Australian Gold.
Mas nem só de bronzeadores se faz um bom bronzeado né?! A seguir algumas dicas importantes e super úteis pra se ter um bronzeado lindo-duradouro-sucesso-na-certa:
* Sempre passo protetor de FPS alto (mínimo de 30) em locais estratégicos (nunca queira ter uma queimadura nesses lugares, dói horrores): dorso das mãos e dos pés, joelhos, ombros e panturrilhas, além do rosto, obviamente;
* No colo, passo protetor solar antes do bronzeador, pq essa região queima com muita facilidade;
* Os cabelos ficam sempre presos e escondidos debaixo do chapéu pra não sofrerem o efeito do sol e danificar os fios!
* Uso um chapéu que cubra bem meu rosto e de preferência minhas orelhas; e coloco também óculos escuros (acabo tendo dor de cabeça de ficar forçando os olhos por causa da claridade - isso sem contar as futuras rugas!);
* Sabe aquelas bombinhas de salão, pra borrifar água? Compre uma e deixe SEMPRE ao seu lado quando estiver ao sol. Cheia de água, claro... E borrife por todo o corpo, muitas vezes! Hidrata a pele e ajuda a suportar um pouco melhor o calor. De vez em quando vale uma ducha... Mas a bombinha é magnífica! Quando bate um ventinho então... Hmmm!
* Não se esqueça de levantar os braços e/ou mudar de posição pra que as áreas menos expostas (laterais do corpo) possam ficar bronzeadas também;
* Todo mundo odeia bronzear de costas. Eu também! Mas é preciso viu?? Um bronzeado uniforme é tudo... Minha dica é: começo a me bronzear de frente, e conforme o tempo vai passando e o sol vai ficando mais forte (que nenhuma dermatologista esteja lendo!) vc vira, e assim será necessário menos tempo de costas pra se ter um bronzeado equivalente ao da frente;
* Vc fica o tempo todo vigiando se seu biquíni está no lugar certo da marquinha? Ou já aconteceu de ter uma queimadura violenta naquela parte branquinha que era sua marquinha e que seu biquíni fora do lugar não cobriu? E além disso vc ficou com 2 marquinhas??? Prepare-se para a melhor dica de todos os tempos que vai acabar com todos esses problemas: faça o seu próprio biquíni usando esparadrapo! Além de garantir que não vai sair do lugar, vc retoca o bronzeador sem problemas e define sua marquinha como vc preferir. Isso só dá pra fazer quando se toma sol em casa, longe de tudo e de todos, hein?? Pra quem não tem essa opção, existem lugares por aí (em Goiânia sei que tem, em Brasília acho que tem e em outros lugares do Brasil aí que não sei mesmo) com o chamado “bronzeamento natural”, onde fazem seu biquíni usando esparadrapo e usam um produto que ninguém sabe o que tem e que bronzeia um absurdo. Adoro!
* Foi num lugar desses que aprendi uma misturinha pra esfoliar e descolorir ao mesmo tempo que deve ser usada antes da exposição ao sol: água, maizena e água oxigenada em pó. Nunca fiz em casa, mas quando usava lá, a esfoliação hidratava ao mesmo tempo e os pêlos descoloriam super rápido! Infelizmente não sei as medidas... :(
* Uma dica que todo mundo tá cansado de saber: beba muita água, sempre... Quanto tomo sol em casa, minha mãe sempre me leva um suquinho, uma aguinha ou às vezes uns drinks que ela mesma prepara pra mim (fofa!);
* Por último, gosto de usar um auto-bronzeador depois do banho, pra ajudar ainda mais a obter aquela cor linda de bronzeado. Esse é da L’Occitane, de castanha do Pará: eles indicam passar no corpo, deixar secar e não retirar o produto, que também hidrata a pele! Presente da sogra *.*
* Por falar em hidratar a pele, isso é fundamental, especialmente nos dias de exposição ao sol. Vale qualquer hidratante mesmo. Depois do sol costumo usar o hidratante mais “potente” que eu conheço: Body Butter Sea Island Cotton da Bath & Body Works. É um hidratante pra pele super seca (no dia-a-dia pode ser usado, por exemplo, nos cotovelos e joelhos) com uma consistência bem sólida e com uma capacidade incrível de hidratar. E tem um cheirinho ótimo!
Lembrando que sou uma pessoa super hiper branca que tem muita dificuldade em se bronzear... Praticamente todo mundo que eu conheço sempre se bronzeia com mais rapidez e intensidade do que eu. Logo, se essas dicas são boas pra mim, imagina pra vc!
Beijinhos a todas!
E não se esqueçam nunca: cuidado com o sol!!! ;)
NAS FOTOS: Iberostar Bahia e Miami Beach